Ministro de Minas e Energia abre o ano letivo do Centro Técnico Científico da PUC-Rio

Bento Albuquerque, Ministro de Estado de Minas e Energia e ex-aluno de pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio, abriu o ano letivo de 2020 do Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio), no dia 06 de março, às 18h, no auditório do RDC, com o tema “A importância dos setores de energia e mineração para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

A abertura da aula inaugural contou com o agradecimento do Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., que chamou atenção para a coincidência com os 80 anos da PUC-Rio e a parceria da Universidade com a Marinha do Brasil, levando em consideração a trajetória de Bento Albuquerque enquanto Almirante de Esquadra Brasileiro. A mesa do evento estava composta ainda pelo Decano do CTC/PUC-Rio Prof. Luiz Alencar Reis da Silva Mello, pelo Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos Prof. José Ricardo Bergmann e pelo Presidente da Academia Nacional de Engenharia Francis Bogossian. Este último, responsável pelo convite ao Ministro, frisou a necessidade de aproximação entre entidades profissionais e governo para a oferta de análises técnicas que possam embasar decisões governamentais.

Em uma fala de aproximadamente 40 minutos, o Ministro Bento Albuquerque apresentou números que confirmam o potencial brasileiro na área de energia: 7º maior produtor e 8º maior exportador de petróleo no mundo, 2º maior produtor e mercado consumidor de biocombustíveis, 3ª maior produção mineral do mundo e 2º maior em geração hidrelétrica. O Ministro apresentou previsões até 2029 presentes no Plano Decenal de Expansão de Energia, reforçando que a abertura do mercado, por meio de parcerias internacionais, é a saída para a captação dos investimentos necessários de R$ 2,3 trilhões para atingir os desafios propostos.

A aula inaugural contou com a participação do público, formado por professores da PUC e da UFRJ, engenheiros e alunos da Universidade. Preocupação com os recursos naturais e a transformação do país em um vendedor de matéria-prima; usinas hidrelétricas na Amazônia e preservação das terras indígenas; início da operação da Usina Nuclear de Angra 3; previsão de investimento em startups na área de energia; fazer da EPE a responsável pelos inventários da região Norte e maximizar a utilização dos recursos naturais da Amazônia e, por último, o aproveitamento do gás natural do pré-sal para inserir usinas térmicas na base, foram as questões levantadas pelo público e respondidas pelo Ministro.

Bento Albuquerque finalizou o evento reforçando a importância do diálogo e da contribuição da Academia para atender às demandas que a sociedade brasileira necessita, reforçando que o Ministério de Minas e Energia está aberto a essa aproximação.

terça-feira, 10 de março de 2020