Equipe AeroRio, do CTC/PUC-Rio, fica entre os Top 10 da SAE Aero Design

Alunos ficaram em 1º da América Latina na categoria Advanced, a mais difícil do mais importante torneio de aviação voltado para alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia

Depois de terem sido vice-campeões na categoria Advanced da etapa nacional da SAE Brasil AeroDesign de 2016, os alunos da AeroRio, equipe de projeto e desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, como aeronaves de asa fixa e multimotores (drones), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foram os únicos representantes do País nesta mesma categoria (a mais difícil da competição) durante a SAE Aero Design East Competition 2017, torneio mundial de aviação exclusivo para alunos de graduação e pós-graduação em engenharia, realizado de 21 a 23 de abril, em Lakeland, Florida, nos EUA. Competindo com 16 equipes de países como Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Egito e Polônia, a AeroRio/PUC-Rio ficou no 6º lugar geral e em 1º lugar dentre as equipes da América Latina.

A competição é subdividida em três etapas, cada qual com avaliações específicas: relatório técnico, apresentação oral do projeto e prova de voo. A experiência da equipe no projeto e na construção de aeronaves não-tripuladas foi crucial para conseguir a ótima qualificação. O extenso e detalhado relatório técnico foi muito elogiado pelos jurados e engenheiros da competição, em especial os ensaios estruturais e simulações aerodinâmicas realizados pela equipe, todos bastante precisos. Na apresentação oral do projeto, a AeroRio ficou em 4º lugar entre os concorrentes da categoria Advanced.

A equipe levou para a competição dois aeromodelos idênticos inteiramente projetados e construídos na PUC-Rio: dois monomotores de asa média, com quase quatro metros de envergadura, movidos por um motor a combustão de dois tempos. A construção das aeronaves também foi um destaque, já que poucas equipes no mundo têm tão bom domínio do processo de fabricação em fibra de carbono. A estrutura dos aviões também continha madeira de balsa, alumínio e titânio. O relatório técnico da equipe ficou em 6º lugar entre os competidores da categoria.

Já na prova de voo, cada equipe deveria acertar alvos no solo com cargas que seriam descarregadas durante o voo. Além disso, o avião também deveria voar com a maior quantidade possível de carga estática embarcada. O avião da AeroRio foi fabricado com seis compartimentos de carga que podiam ser acionados individualmente durante o voo, a fim de lançar as cargas, cada uma pesando aproximadamente 1 kg. Além disso, a aeronave levou uma carga estática de 7 kg, somando 13 kg de carga total. Nesta etapa, cada equipe passou por quatro rodadas de voos, entretanto, em duas delas a AeroRio não pôde voar, devido à interferência com sistemas de outras aeronaves, problema que afetou, inclusive, outras equipes participantes da competição. Por esta dificuldade operacional, a AeroRio/PUC-Rio terminou em 6º lugar nesta fase.

A SAE Aero Design East Competition 2017contou com a participação de 70 equipes de dez países nas três categorias (Micro Class, Regular e Advanced), sendo quatro equipes brasileiras. EUA e Canadá juntos somavam 45 equipes. “Ficar entre os Top 10 na categoria mais avançada em uma competição de ponta com os melhores do mundo foi um excelente resultado. Representamos o Brasil e vamos sempre em busca de resultados cada vez melhores”, reforça Luís Alberto Nogueira, estudante de Engenharia de Produção e um dos 20 integrantes da AeroRio/PUC-Rio.

“O 6º lugar obtido pela AeroRio na SAE Aero Design East premia o esforço e a dedicação dos membros da equipe, composta por alunos dos Departamentos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Mecânica, Civil e Produção do CTC/PUC-Rio. Mais uma vez, verifica-se que o conhecimento fornecido aos alunos de nossa Universidade possibilita que os mesmos compitam em pé de igualdade com alunos das melhores instituições do mundo e que alcem voos cada vez mais altos”, afirma Eduardo Costa da Silva, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador da AeroRio/PUC-Rio.

Aprendizado para a etapa nacional

A competição nacional da SAE Brasil AeroDesign acontecerá no final de outubro de 2017. Até lá, outra aeronave será desenvolvida pela AeroRio de acordo com as especificações do campeonato. “Os aprendizados e tecnologias que conhecemos agora no torneio mundial contribuirão em muito. A empenagem (cauda) do avião, por exemplo, tinha um design em “H”, com dois lemes, diferentemente do tradicional. Como ele permitiu bons resultados em voo, o design deverá ser mantido para a próxima competição”, revela Nogueira.

“O vice-campeonato obtido na SAE Brasil AeroDesign 2016 classificou a equipe para a SAE Aero Design East 2017. Tenho certeza que a experiência adquirida possibilitará um desempenho ainda melhor na competição nacional deste ano, a fim de mais uma vez podermos nos classificar para a competição internacional”, ressalta o coordenador da AeroRio/PUC-Rio.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)
Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

terça-feira, 2 de maio de 2017