Carreiras que decolam: ex-alunos do CTC/PUC-Rio convidam alunos do ensino médio para live no dia 21

Inscrições abertas para participar da série “Bate papo na PUC-Rio. Live é voltada para alunos do Ensino Médio e universitários 

 O ECOA | PUC-Rio e o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com o Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES/PUC-Rio), promovem, no da 21/10, às 18h, a live “Carreiras que decolam”. Ela faz parte da série “Bate Papo na PUC-Rio”, voltada para alunos do Ensino Médio e universitários. Cinco ex-alunos do CTC/PUC-Rio (quatro de Engenharia Mecânica e um de Química), cujas carreiras de destaque se consolidaram a partir da graduação na Universidade, vão contar um pouco de sua trajetória de sucesso e mostrar os desafios e oportunidades de cada profissão. Robôs humanoides para resgate em áreas de desastre, medicamentos revolucionários para câncer e malária, inovações em aeronaves brasileiras e gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo estão entre os temas que serão apresentados na live. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link https://ecoa.puc-rio.br/#/e/625  

As lives serão mediadas pelos professores Sidnei Paciornik – Vice-Decano de Desenvolvimento do CTC/PUC-Rio – e Gustavo Robichez – Coordenador da Central de Ensino a Distância da PUC-Rio. “O evento é uma oportunidade dos alunos conhecerem mais sobre as áreas de atuação, possibilidades e desafios. O intuito é falar sobre vivências acadêmicas, intercâmbios e mercado de trabalho. A troca será construtiva e os jovens poderão fazer perguntas aos convidados”, reforça Paciornik. 

Segue abaixo o perfil dos participantes: 

  • Allan Nogueira de Albuquerque (Engenharia Mecânica)  

Funcionário da Halliburton Company, multinacional de exploração e produção de petróleo. Atualmente, é Engenheiro de Aplicações no Centro de Tecnologia da empresa, sendo responsável pelo planejamento, controle de gastos, entregáveis técnicos e execução dos contratos dentro dos projetos de pesquisa. Graduou-se em 2009; em 2012 concluiu o mestrado e em 2017 defendeu o doutorado, sempre na PUC-Rio. Em sua trajetória profissional, o engenheiro já foi professor agregado do CTC/PUC-Rio e Engenheiro de Pesquisa no ITUC/PUC-Rio. Allan Nogueira de Albuquerque possui mais de dez anos de experiência em projetos de PD&I. Em 2011, conquistou o prêmio "Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos".  

  • João Luiz Almeida de Souza Ramos (Engenharia Mecânica)
Enquanto esteve na PUC-Rio, foi membro da RioBotz, equipe de robótica da universidade. Com a equipe, o ex-aluno participou de competições no Brasil, Estados Unidos e Japão. Formou-se na graduação em 2010 e no mestrado em 2012, ambos na PUC. Depois do mestrado, foi selecionado para fazer doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA), onde também concluiu seu pós-doutorado. Suas pesquisas envolvem controle de robôs humanoides por teleoperação, voltados para resgate de humanos em áreas de desastre

  • Marcos Caldas (Engenharia Mecânica)
Formado em 2019, Caldas está hoje na segunda fase do Programa de Especialização em Engenharia (PEE), mestrado profissional aeronáutico resultado de uma parceria Embraer-ITA. Durante a graduação, foi membro da equipe AeroRio, que projeta aeronaves não tripuladas com diversos objetivos, dentre eles, competições, projetos de fotogrametria e filmagem. Na equipe, criou junto com seu orientador de monografia um projeto iniciação científica pelo CNPq, que recebeu o prêmio de Menção Honrosa de melhor projeto em 2019.  

  • Thiago Rodrigues (Engenharia Mecânica)
Ao ingressar na AeroRio, durante sua graduação, viu ali a oportunidade que precisava para realizar o sonho de atuar na indústria aeronáutica. Participou de competições nacionais e internacionais e criou um drone para a equipe em sua conclusão da Iniciação Científica na PUC-Rio. Formado em 2019, o ex-aluno está atualmente no Programa de Especialização em Engenharia (PEE), mestrado profissional aeronáutico resultado de uma parceria Embraer-ITA.  

  • Wilian Cortopassi (Química)  
Cortopassi ingressou no Departamento de Química da PUC-Rio já com o objetivo de trabalhar na área de medicamentos em busca de soluções inovadoras para novos tratamentos. Hoje ele trabalha no Instituto Novartis para Pesquisa BioMédica (NIBR), como Especialista Sênior em Ciência de Dados, fazendo parte da equipe de Descoberta de Drogas Assistidas por Computador (CADD), na Califórnia/EUA. Em seu último ano na PUC, foi selecionado para participar do programa de treinamento em química da multinacional, GlaxoSmithKline, companhia farmacêutica britânica.  Concluiu seu doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra, e foi premiado por "Excelência Científica" e "Futuro Líder em Química". O ex-aluno possui um histórico inspirador  e lidera esforços globais de realidade virtual (VR) para melhorar a compreensão das interações entre os candidatos a medicamentos e seus alvos moleculares. Atualmente, também é assessor de um projeto colaborativo que visa auxiliar no desenvolvimento da próxima geração de antimaláricos, com participação da UCSF, Fiocruz, UFAL e PUC Rio”, revela Cortopassi.  

 

SERVIÇO:  

Evento: Live Bate Papo na PUC-Rio / Carreiras que decolam 

Datas:  21 de outubro de 2020  

Horário: 18h   

Preço: Grátis, sendo necessário inscrição prévia  

Inscriçõeshttps://ecoa.puc-rio.br/#/e/625   

 

terça-feira, 20 de outubro de 2020
Carregando