Aluno da PUC-Rio é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática e será premiado dia 31

No dia 31 de janeiro, durante a Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), em Natal (RN), George Lucas Diniz de Alencar, 21 anos, aluno do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), será premiado com a medalha de ouro conquistada no Nível Universitário da competição de 2019. O campeão fez as provas da OBM em novembro, com cerca de 1290 jovens de todo o Brasil nesta categoria, e foi um dos quatro que conquistou ouro na competição brasileira de matemática de mais alto nível, dando à PUC-Rio o único ouro de uma universidade do Estado do RJ.

É o terceiro ano consecutivo de George Lucas na categoria mais difícil da OBM, sempre com medalha: um ouro em 2017 e uma prata em 2018. Desde 2012, quando estava no 9º ano, o jovem participa da OBM, tendo sido premiado com outros dois ouros e um bronze. Na edição de 2019, ele se surpreendeu com a vitória: “A prova estava bem mais difícil do que nos outros anos, mas os problemas continuaram tão legais e divertidos quanto”, diz ele.

“O Departamento de Matemática da PUC-Rio tem uma participação tradicional em olimpíadas de matemática, com muitos alunos e ex-alunos conquistando excelentes resultados em várias destas competições. Também fazemos parte da organização da OBM desde a sua origem, assim como a de vários eventos desta natureza.  As vitórias de George Lucas são muito significativas em fortalecer esta tradição”, declara Nicolau Saldanha, Diretor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio.

Com mais esta vitória, o jovem já tem um total de 18 medalhas acumuladas ao longo de várias olimpíadas das quais participou. Em 2019, foi ouro na Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC 2019) e também já saiu vitorioso na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária (OIMU) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Nascido no Ceará, George Lucas Alencar escolheu estudar na PUC-Rio em 2019 pois sabia que muitos competidores são alunos da Universidade. Paralelamente à graduação, George também faz mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

(21) 3461-4616, ramais 191 e 192 / (21) 9-9301-4332 (Approach Comunicação)

(21) 3527-1303, ramais 35 e 43 (CTC/PUC-Rio)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br